Executivo Municipal e TCE iniciam construção do Plano Estratégico 2018/2021

Planejamento da gestão, esse foi o tema abordado na manhã desta quinta-feira, 16, durante a apresentação do projeto institucional de elaboração do Plano Estratégico 2018/2021, realizado no auditório da sede do executivo municipal.

O Planejamento Estratégico, realizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, por meio de uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, liderado pelo  conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar, terá como objetivo diagnosticar, planejar e executar sistematicamente as ações e os trabalhos executados pelo executivo municipal, com planos e metas específicas destinadas a cada secretaria municipal e demais departamentos e órgãos da gestão, com o objetivo de garantir maior eficiência dos serviços e melhor utilização dos recursos públicos.

Ao todo cerca de 180 pessoas participaram do evento, que contou com apresentação da palestra “Faça de Sua Gestão seu Legado”, ministrada pelo bacharel em Ciências Contábeis e pós-graduado em Comércio Exterior, Carlos Assis, que atua na 6ª Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

Para o prefeito Jairo Mariano a elaboração do planejamento impactará positivamente no desenvolvimento do município. “Por isso buscamos realizar este momento específico de orientações e participação social no diagnóstico atual para posteriormente realizarmos os estudos de cenários internos e externos das demandas existentes. Pois entendemos que este planejamento é de exímia importância ao município e na melhoria da qualidade de vida de “, frisou Jairo.

O secretário de Planejamento e Modernização da Gestão, Fernando Moares ressalta que, com a implementação do Plano Estratégico, será possível otimizar as ações do executivo e a utilização dos recursos públicos. “Isso irá direcionar as ações e atividades da gestão para que possamos, de forma coesa e participativa, alcançar as metas e objetivos traçados pelo executivo nas suas mais diversas áreas de atuação. Além de ser um mecanismo de avaliar de que forma a gestão está sendo eficiente e está usando os recursos”, destacou Fernando.

 Orientando a elaboração do Plano Estratégico, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Severiano José Costandrade de Aguiar, ressaltou alguns dos aspectos importantes do plano institucional. “Temos o objetivo de fazer com que as ações sejam harmônicas para que possamos obter resultados satisfatórios em todas as áreas do planejamento. Para isso é necessária essa participação dos servidores, comunidade, pois é através deste diagnóstico das necessidades que poderemos traçar as metas e objetivos da gestão”, salientou o conselheiro