ESCOLA SOUSA AGUIAR COMPLETA 26 ANOS

Escola Municipal Sousa Aguiar, completou nesta quarta-feira, 17, 26 anos de história em Pedro Afonso. Para celebrar a festa a equipe gestora e pedagógica da Escola Sousa Aguiar, que segue o cronograma de aulas remotas devido às restrições da pandemia de Covid-19, realizou uma pequena celebração que contou com homenagens e momento integração entre a equipe da unidade escolar.

Conheça um pouco da história da Escola Municipal Sousa Aguiar

Situada na Rua Sousa Aguiar. S/nº, no Setor Zacarias Campelo, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sousa Aguiar de Educação Infantil foi fundada em 17 de fevereiro de 1995. O motivo de sua criação foi o elevado índice de crianças, jovens e adultos no bairro e suas adjacências. A escola recebeu este nome em homenagem ao senhor Claro de Sousa Aguiar pai do então prefeito da época Antônio de Sousa Aguiar. A Escola Municipal Sousa Aguiar recebeu alunos e funcionários que trabalhavam e estudavam em pequenas escolas que funcionavam no Setor Zacarias Campelo e Igreja Santo Afonso.

Neste ano de 2021 a Escola Municipal Sousa Aguiar atende uma clientela de 719 crianças, ofertando vagas nos turnos matutino e vespertino, nas modalidades: educação infantil: Pré I (7 turmas),  Pré II (8 turmas), atendendo alunos com quatro e cinco anos. Já no Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, temos 16 turmas.

Já o quadro de funcionários é formado por 66 funcionários, sendo eles professores, estagiários (IEL), coordenadores pedagógicos, bibliotecários, orientadores educacionais,  coordenador  de apoio, coordenador de informática, secretária, auxiliar de secretaria, diretor, cozinheiras, guardas noturnos, auxiliar de serviços gerais.

Neste ano de 2021, a Escola Municipal Sousa Aguiar completa 26 anos de existência, com relevantes serviços educacionais prestados à comunidade pedroafonsina e cidades circunvizinhas, conseguindo ao longo desses anos, manter a credibilidade adquirida pela significativa contribuição dos diretores que passaram pela unidade educacional Maria Neres Nogueira Barbosa, Carmem Lúcia Pires Oliveira, Raquel Costa Soares, Maria Eunice Tavares Sales, Ana Maria Branquinho Barbosa, Pedro Pires, Patrícia Gomes de Sousa Nunes, Izabel Pereira Brito Sousa, Marina Cardozo Silva, Áurea Gonçalves e Jovina Neta da Cruz Machado Neves. Atualmente a Escola Municipal Sousa Aguiar têm como diretora a senhora Luzia Ali Bucar.

Resultados Positivos

De acordo com a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tinha como meta projetada de 4.5 pontos para 2020, a escola alcançou 5.3 pontos, um acréscimo de 0.7 pontos, superando a meta projetada para o ano de 2020.