Em Palmas, Nuca e gestores pedroafonsinos são referenciados por práticas efetivas do Selo Unicef

As ações de educação cidadã e as diversas mobilizações realizadas pelo Núcleo da Cidadania dos Adolescentes de Pedro Afonso (Nuca) foram referência e ganharam destaque nesta terça-feira, 06, durante o 3° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef, realizado em Palmas.

Durante o evento, que objetiva capacitar os secretários municipais das áreas de saúde, educação e assistência social, além de propor estratégias a serem implantadas nas ações do Selo Unicef nas cidades tocantinenses, o grupo pedroafonsino apresentou as práticas realizadas com os jovens do município, que foram parabenizadas pela excelência e o engajamento da gestão e dos adolescentes. o evento contou com a participação de membros do Nuca e dos secretarios de Trabalho e Assistência Social, Luciana Fialho, Educação, Liliana Cristofari, e Saúde, José Martins, além da articuladora do Selo Unicef Patrícia Gomes.

O mobilizador de jovens, Julio Cesar Machado, que apresentou as ações executados pelo Nuca com os diversos jovens, ressaltou que Pedro Afonso tem buscado garantir, por meio de diversas atividades, a integração entre jovens e comunidade. "O Nuca de Pedro Afonso foi convidado para participar do evento tendo como compromisso mostrar a todos que é possível mobilizar a juventude. Fico feliz por isso, pois mostra que nosso município está à frente nas boas práticas que envolvem a integração entre jovem e sociedade e também uma educação cidadã”, destacou Julio Cesar.

Gestores de 80 municípios tocantinenses que, assim como Pedro Afonso, formalizaram a pactuação para alcance de metas propostas pelo Selo Unicef, ouviram o exemplo pedroafonsino, que está à frente de cidade como a capital Palmas e Araguaína, as duas maiores do estado.

De acordo a secretária de Educação, Liliana Cristofari, toda a gestão tem buscando implantar e dar viabilidade às propostas consolidadas durante o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, que ocorreu em julho deste ano. “Desde as atividades educativas e de recreação até a adesão ao programa de Busca Ativa toda a gestão tem se mobilizado pelo fortalecimento das políticas públicas de assistências às nossas crianças e adolescentes, em todas as áreas do município”, frisou a secretária.

Apesar de não está presente no encontro, o prefeito Jairo Mariano, presidente da Associação Tocantinense de Municípios, elogiou o núcleo pedroafonsinos e destacou os investimentos da gestão na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

“Para nós é muito gratificante ter esse reconhecimento pelas ações executadas em Pedro Afonso, pois trabalhamos diuturnamente na busca de condições melhores para nossas crianças e adolescentes, que vão desde o acesso à educação, saúde, cidadania e também lazer, pois são essas crianças e jovens que moldarão o nosso futuro”, ressaltou o prefeito.

Selo Unicef

O Selo Unicef 2017-2020 propõe a criação de uma agenda de políticas e ações públicas voltadas para a desenvolvimento da qualidade de vida de criança e o adolescente, por meio de um trabalho intersetorial entre Assistência Social, Educação e Saúde, além de outras áreas das gestões municipais.