DFDA-TO realiza reunião com parceiros para criação de comitê NEDET

O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou do encontro como um dos representantes do núcleo Nordeste do Estado   Na última terça-feira (29), foi realizada uma reunião na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA), em parceria com os coordenadores do projeto Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET) e os coordenadores dos colegiados territoriais. O intuito do encontro foi consolidar a criação de um comitê que terá como objetivo monitorar e avaliar os trabalhos e políticas públicas realizado nos sete territórios do Tocantins. O prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, que é coordenador geral do colegiado do Território Nordeste do Tocantins e do NEDET Nordeste-TO, participou da reunião para debater as ações que serão desenvolvidas na região.   No decorrer da reunião foram apresentados às propostas de planejamento, os eixos e metas a cumprir. O comitê será responsável por criar, avaliar e por em prática projetos e ações envolvendo o assessoramento, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas, de desenvolvimento rural e de inclusão produtiva no APA Cantão, Jalapão, Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Bico do papagaio.   A ação terá participação presente dos alunos e professores pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, que irão realizar, nos territórios, ações de extensão e pesquisa, envolvendo o assessoramento das políticas públicas.   NEDET    São unidades administrativas com função de apoiar ações de extensão e de assessoramento técnico aos Colegiados Territoriais e demais atores dos territórios rurais. É um instrumento que se vincula à estratégia de fortalecimento e consolidação da abordagem territorial da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).   Os Nedets são formados por professores e pesquisadores de instituições públicas de ensino superior e são constituídos a partir de parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).