Cursos de capacitação apresentam novas tecnologias ao homem do campo

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Sindicato Rural de Pedro Afonso e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), encerrou nesta terça-feira, 18, os cursos de formação em cultivo e produção de mandioca e Olericultura, realizado na Vila Mata Verde, localizada a cerca de 45 km do centro de Pedro Afonso.

Ao todo 38 alunos participaram dos cursos, com carga horária de 40h. Para o instrutor do Senar, Leandro Pereira de Jesus o curso foi bastante proveitoso.  “Todos sabem um modo diferente de plantar, mas com as novas tecnologias que estão acontecendo irão agregar valor aos seus produtos. Aqui nós buscamos incentivar o pessoal a produzir de modo correto para ter uma qualidade melhor nos produtos e assim também uma quantidade maior”, destacou.

Presidente da associação de moradores da Vila Mata Verde, Juarez Francisco, popular Chapéu de Couro, afirmou que os moradores do vilarejo estão muito satisfeitos com a destinação dos cursos para atender a demanda da comunidade. “Para nós tem sido uma grande satisfação está recebendo esse curso. É um importante aprendizado. Fizemos o curso de plantio de mandioca e agora estamos fazendo esse sobre o plantio de hortaliças. Percebo que todos aqui da comunidade estão aproveitando bastante os ensinamentos nessas últimas semanas e vamos levar isso para o nosso dia a dia”, declarou Juarez Francisco, popular Chico Chapéu de Couro.

Já a lavradora Maria do Perpetuo Socorro Capistrano da Silva afirmou que o curso tem auxiliado para que os produtores tenham melhores resultados em suas plantações. “Está sendo ótimo, tinhas coisas que eu não sabia, a gente plantava, mas não da forma correta. Agora eu aprendi e vou fazer minha horta, colocar em prática aquilo que aprendi”, ressaltou a lavradora.

Com a finalização dos cursos na Vila Mata Verde, a Secretaria iniciará nas turmas para as formações em Olericultura e Avicultura de Corte, no distrito de Anajanopólis, popularmente conhecido como Porto Real. Os cursos que estão previstos para começar no dia 24 de setembro.