Comenda Frei Rafael de Taggia homenageia 26 personalidades pedroafonsinas

Pelo segundo ano consecutivo, o município de Pedro Afonso realizou, durante as celebrações de aniversário, a entrega da Comenda Frei Rafael de Taggia, que homenageia cidadãos pedroafonsinos que auxiliaram na construção histórica e cultural do município.

A cerimônia, realizada no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, no dia 10 de julho,  homenageou, aos 171 anos de Pedro Afonso, um dos momentos mais marcantes de sua história. Lembrando dos 50 anos da “Libertação dos Jegues”, o evento reuniu cerca de 200 pessoas, em uma noite de memórias e resgate da história local. Ao todo foram homenageadas 16 pessoas, além de 10 personalidades em memória.

Para o prefeito Jairo Mariano, a comenda se consolidou como um dos momentos mais relevante e esperado pelos pedroafonsinos. “Hoje, sabemos da importância desse evento e do seu impacto no resgate da memória da nossa cidade. Eu fico muito feliz e emocionado, pois vivi e acompanhei a história de grande parte das pessoas que foram homenageadas neste ano”, destacou Jairo Mariano.

A Comenda Frei Rafael de Taggia foi instituída pelo Decreto 229/2017, do Poder Executivo do Município de Pedro Afonso, com o intuito de valorizar as personalidades que enaltecem a história de Pedro Afonso.

Na atualidade, a Comenda Frei Rafael de Taggia, é o mais exímio reconhecimento aos cidadãos pelos relevantes serviços prestados aos pedroafonsinos. Para elencar as honrosas personalidades, foi instituída pelo Decreto n° 230/2017, uma Comissão Avaliadora contendo um representante do Museu Histórico de Pedro Afonso, um representante do Poder Executivo Municipal e dois representantes da sociedade civil.

Membro da comissão que elenca os nomes das personalidades a professora aposentada e presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária de Pedro Afonso, Lídia Betânia Rodrigues Sales, afirma patrimônio cultural é principalmente formado por grandes personalidades. “Elas com o seu trabalho árduo, a responsabilidade com a comunidade e o amor pela causa que abraçaram, garantiram que os seus nomes fossem lembrados. Ainda há muitos a serem homenageados e, a cada dia, mais pessoas ajudam a construir essa linda história do município”, frisou.

Ao ser homenageada a enfermeira Maria Gloria Quixabeira, destacou a emoção de ser reconhecida pelo trabalho prestado à comunidade. “Tudo o que fazemos em prol de outro é uma recompensa, tenho sido feliz e hoje receber essa comenda multiplica a minha felicidade, pois eu sempre ajudei a saúde e amo o município de Pedro Afonso”, afirmou.

Já a aposentada e religiosa Cantunilia Mendes Pinto ressaltou que a homenagem é mais um grande presente da comunidade de Pedro Afonso a ela. “Todos os dias Deus me abençoa mais um pouco e receber essa comenda é um sinal de que fiz um bom trabalho nessa cidade que me acolheu com tanto amor e carinho”.

Confira a lista dos homenageados

Em vida

Almir Magalhães Rocha – Professora;

Anely Bortolotto – Religiosa;

Cantunília Mendes Pinto – Religiosa;

Celestina Delmundes Bezerra – Funcionária da Funasa (Fundação Nacional da Saúde);

Eduarda das Garrafadas – Benzedeira;

Emiliano Câmara Portilho – Agropecuarista e liderança política;

Maria Glória Quixabeira – Técnica em enfermagem;

Luiz Caifás – tradicional carregador de água, antes da Libertação dos Jegues;

Maria Altair dos Reis – Ex-gestora da Escola Municipal Jandevam;

Maria de Loudes Carneiro Tavares (Maria Targino) – Respeitada pelos saberes populares;

Nesina Barbosa Ribeiro – Parteira;

Odina Maranhão Sá de Andrade – Professora renomada e guardiã histórica da memória cultural.

Pedro Cursino – Atendente da famosa Casa Deusdará;

Pedro Gomes Soares Neto – Técnico de enfermagem;

Raimunda Rosa – Professora;

Raimundo Lopes de Oliveira (Nena) – um dos últimos carregadores de água de Pedro Afonso.

Homenagens Póstumas

Ademar Amorim – Ex-prefeito que protagonizou a célebre Libertação dos Jegues, há 50 anos.

Byron Rocha Brito – Músico;

Erotides Costa Machado – Comerciante e barqueiro.

Florisval Rego – Político;

Justino Sales –Pprofessor, comerciante e contabilista;