Com serviços de fisioterapia e psicologia, Academia da Saúde/Nasf ajuda a prevenir adoecimento da população

A qualidade de vida do pedroafonsino passa, entre outros diversos fatores, pela referência nos serviços de atendimento em saúde.

Para além dos serviços de atenção básica executadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde do município e das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a gestão municipal vem investindo no tratamento psicológico e acompanhamento fisioterápico.

Por meio da Academia da Saúde e do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a Prefeitura de Pedro Afonso, oferece aos cidadãos atendimentos fisioterápicos, adulto e infantil, nas áreas de ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia e pneumologia. Além de consultas psicológicas e terapia ocupacional individuais e em grupo. Sendo realizados, também, atendimentos domiciliares aos pacientes que apresentem incapacidade física de se deslocar até a academia.

No ano de 2018 foram realizados cerca de 1600 atendimentos fisioterápicos, acolhendo cerca de 110 pacientes de forma contínua durante todo o tratamento. Apenas de fevereiro a abril de 2019, os procedimentos já chegaram a mais de 53 pacientes, sendo realizados 286 sessões de fisioterapia.

Já as sessões de terapia resultaram em 300 pacientes atendidos em psicoterapia, além de palestras realizadas especialmente com grupos prioritários, que deram destaques a campanhas como Janeiro Branco, entre outros.

Segundo a coordenadora da academia da Saúde, Raimunda Neponuceno, os serviços visam uma melhor qualidade de vida do paciente e são feitos com muita atenção e carinho. “Toda a equipe está pronta para atender da melhor forma possível, tanto nas sessões realizadas aqui na academia, em grupo ou individual, como nos atendimentos domiciliares, temos trabalhado para garantir com que o paciente sinta-se em casa e perceba que aqui damos valor a sua saúde”, afirma.

Para realizar os atendimentos a equipe da Academia da Saúde é formada por oito profissionais entre elas fisioterapeuta, psicóloga, educador físico, assistente social e técnico de enfermagem. A Academia da Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h e os atendimentos devem ser previamente agendados no próprio serviço.

Saúde do Idoso

Outro foco da gestão pedroafonsina tem sido o fortalecimento das ações de prevenção e atenção a saúde do Idoso, que por meio do grupo que “Vida Ativa”, atende mais de 80 idosos em diversas atividades que unem desde atividades físicas realizadas semanalmente, a encontros que proporcionam maior integração entre os idosos e pautam temas importantes para a saúde na melhor idade.