Com aquisição de dois novos ônibus, prefeitura garante acessibilidade e atendimento a demanda universitária

Para garantir maior conforto e comodidade aos alunos e universitários pedroafonsinos, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu dois novos ônibus, que irão compor a frota escolar do município.

Os ônibus, que tem capacidade para transportar 45 alunos, cada um, conta com sistema de climatização além de elevadores de acessibilidade para transporte de cadeirantes. As unidades tiveram o investimento de recursos próprios destinados pela Secretaria de Educação.

Acessibilidade

Atenta a garantia do direito de ir e vir de todos os alunos e também na integração e inclusão de cadeirantes, os novos ônibus são equipados com sistema de elevadores.

A mãe da aluna cadeirante, Sabrina Rodrigues, de 16 anos, Cléia Alves Campos não contém a emoção ao ver a filha alegre ao compartilhar do trajeto até a escola com os amigos. “Eu sempre lutei para que ela tivesse esse ônibus adaptado e hoje só tenho a agradecer, pois era a coisa que eu mais queria. A gestão está de parabéns por enxergar a necessidade das pessoas especiais”, frisa a lavradora.

Para a mãe, além do transporte mais seguro e adequado, a socialização da filha tem sido outro ponto positivo. Fator este que tem garantido uma maior inclusão dela no dia a dia com os amigos.  “Ela tem gostado e podemos ver que está mais feliz, pois todas as amigas estão no ônibus com ela. O melhor é que esse benefício não será apenas para minha filha, mas para outras pessoas de Pedro Afonso que também podem ter acesso”, completou.

Transporte Universitário

Além da garantia de acessibilidade e maior segurança no translado entre as residências dos alunos até as escolas, a compra dos dois novos ônibus também atende à demanda dos 220 universitários que precisam se deslocar até Guaraí, localizada a 58 km de Pedro Afonso, onde fica a sede da faculdade.

Representantes dos universitários, Gil Hermes Ferreira Pires avaliou a aquisição como positiva, necessária e de grande utilidade para o município. “Resolveu um dos maiores gargalos enfrentado nos últimos anos que é o crescente aumento da demanda por vagas geradas pelos novos universitários que estão ingressando na faculdade”, ressaltou.

O acadêmico destacou, ainda, que com as novas aquisições a gestão garante um transporte de qualidade e com segurança. “Mesmo a aquisição sendo de veículos usados, os mesmos apresentam uma boa conservação e tem toda condição de ser usados por muitos anos oferecendo um transporte de qualidade e com segurança”, revelou Gil.

Gestão com propósitos

A Secretária de Educação Liliana Cristofari revela que a secretaria, em conjunto com o chefe do executivo municipal, Jairo Mariano, tem trabalhado para possibilitar aos pedroafonsinos um ensino de qualidade e eficaz.

“Desde a formação dos professores e equipes pedagógicas, a valorização dos funcionários, até o transporte e o apoio no dia a dia dos nossos alunos a Secretaria de Educação vem se dedicando ao máximo para proporcionar a comunidade pedroafonsina um serviço de excelência. Temos ótimos índices educacionais e isso é construído dia a dia, com ações que incentivam alunos, professores e impulsione a qualidade educação municipal”, ressalta Liliana.