Clima organizacional é foco em formação dos profissionais da educação

Uma boa estrutura organizacional é fundamental para o desenvolvimento e o sucesso de qualquer atividade. Pensando nisto, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Afonso, realizou na última semana um espaço de formação com profissionais da educação, com foco na melhoria do clima organizacional das instituições municipais de ensino. 

 

Cerca de 250 servidores da educação participaram da formação que teve como objetivo diagnosticar as necessidades dos profissionais dentro das suas respectivas organizações, além de elaborar um diagnóstico sobre seus respectivos climas organizacionais. 

 

De acordo a secretária de Educação, Liliana Cristofari, a formação, que foi coordenada e orientada pela psicóloga Quezia Arantes, busca melhorar os serviços prestados pela educação municipal em todas as suas esferas. “Desde a merendeira, até os gestores municipais. Todos precisam estar coesos em uma política educacional que permita um atendimento integral das necessidades da comunidade e por isso compreender essa relação dentro dos próprios órgãos e deles com a comunidade é fundamental”, destacou Liliana. 

 

Ainda segundo a secretária, o diagnostico possibilitará a criação de um plano de formação que esteja focado no desenvolvimento dos servidores. “Isso já faz parte de uma ação do Plano Estratégico, que tem o foco em valorizar o profissional e garantir espaços que permitam o seu crescimento, além, claro, do maior envolvimento dele com a gestão e com a comunidade”, completou. 

 

Além da formação com base na melhoria do clima organizacional e política educacional, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), realizou workshops de formação de profissionais da educação acerca do documento curricular, que pautou as mudanças e propostas do Documento Curricular do Estado do Tocantins, aprovado no final de 2018, além dos conhecimentos essenciais dos profissionais da educação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).