Cerca de 200 gestantes, puérperas e pais celebram Agosto Dourado em Pedro Afonso

Qual a importância do aleitamento materno na saúde do bebê? A pergunta que norteou as ações da Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde neste mês de agosto, em que se celebra o mês da amamentação, foi o foco das orientações de uma noite especial, que uniu cerca de 200 mães e pais, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, na última quinta-feira, 23.

 

A segunda edição do Agosto Dourado, ação parte do Projeto Vida contou com momentos de orientação, com a palestra sobre saúde bucal do recém-nascido, ministrados pelo odontólogo Everaldo Lima, e também de muita alegria e descontração com apresentação teatral e sorteio de brindes.

 

O secretário Municipal de Saúde, José Martins ressaltou o trabalho contínuo da gestão na humanização do atendimento em saúde e revelou que a ação, realizada pela segunda vez, superou as expectativas. “Este ano, tivemos uma participação maior tanto das gestantes e puérperas como dos pais. Isso mostra que estamos conseguindo atingir os nossos objetivos que é garantir com que o atendimento seja algo acolhedor o que faz com que as pessoas entendam a importância de todo o processo do pré-natal, até o nosso tema principal deste mês que é o aleitamento materno”, frisou José Martins.

 

Representando o prefeito Jairo Mariano, o vice-prefeito José Ribamar Coelho destacou o trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde e a integração com a comunidade. “Por meio de ações como esta vemos que estamos levando muito mais do que um serviço de qualidade para o cidadão. É algo que envolve um afeto, um cuidado e carinho entre a equipe médica e a família. Para nós, enquanto gestão isso é gratificante, pois é um laço diferenciado que criamos entre os serviços públicos e a comunidade”, declarou José de Ribamar Coelho.

 

Agosto Dourado

 

Durante todo o mês diversas ações foram realizadas nas unidades básicas de saúde do município, orientações sobre o aleitamento, visitas domiciliares, entre outras atividades foram intensificadas e envolveram, em sua temática, a importância da amamentação.

 

Para a mãe de primeira viagem Helena Alves as ações realizadas pelas Secretaria de Saúde possibilita uma aprendizagem maior das mães em relação ao cuidado com os filhos. “Gostei bastante do evento, pois a gente vai aprendendo a lidar com os nossos filhos e recebe as orientações desde o início da gestação e até mesmo depois de ganhar o neném”, disse a mãe.

 

Já a Ana Paula de Carvalho Brasil, que espera o segundo filho, parabenizou a prefeitura de Pedro Afonso pelo Projeto Vida e a realização do Agosto Dourado. “Eu adorei participar do evento, muito esclarecedor e com um carinho muito especial de toda a equipe. A Prefeitura está de parabéns por essa ação”, ressaltou.