Campanha municipal “Valorize a Vida” chama atenção para prevenção de suicídio

“Valorize a vida”, a expressão simples, porém de extrema importância é o tema do projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Pedro Afonso, durante o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção de suicídios.

Com diversas ações, desenvolvidas nos mais diferentes espaços sociais, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) buscou promover o diálogo sobre o assunto que preocupa e atinge milhares de famílias por todo o país.

Segundo a coordenadora da ação e assistente social do Nasf, Ana Maria Pereira Xavier, o objetivo principal é manter um diálogo com a sociedade e mostrar que há outros caminhos e forma de prevenir o suicídio. “O setembro amarelo é um mês de diálogo. É um mês que busca criar conversas sobre assunto, deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. Busca também alertar a sociedade sobre a realidade da questão”, afirmou.

O Projeto “Valorize a Vida” conta com a parceria dos jovens do grupo Amigos do Meio Ambiente (AMA) e do Grupo da Melhor idade do Nasf. Entre as atividades executadas estão rodas de conversas e oficinas com o tema prevenção ao suicídio.

O secretário de Saúde José Martins ressalta que a secretaria tem uma preocupação em garantir o bem-estar e uma boa saúde mental dos pedroafonsinos. “O suicídio é o ato de acabar com a própria vida, mas onde a pessoa não tem como objetivo a morte, mas sim o fim do sofrimento pelo qual está passando e o único jeito que enxerga no momento para chegar nisso é através da morte. Para que possamos evitar isso, buscamos trabalhar neste mês diversas ações que insira na comunidade a importância de debater sobre o tema”, declarou.

 

Ainda de acordo José Martins, a equipe de profissionais da secretaria está sempre à disposição da comunidade para tratar de assuntos como depressão e saúde mental. “Temos, no Nasf, toda uma equipe preparada para atender pessoas com tipos de problemas que atinge a saúde mental. Sabemos da importância de uma comunidade que se preocupa com saúde mental e para isso estamos investindo nos atendimentos de psicólogo e na humanização dos nossos serviços”, completou.