Café da manhã, palestra e integração marcam Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na última sexta-feira, 15, um café da manhã com o grupo de idosos de Pedro Afonso.

O momento contou com palestra voltada a conscientização da população sobre os direitos dos idosos e da necessidade de reforçar o papel da família, do estado e da sociedade quanto a garantia destes direitos.

A ação, que reuniu cerca de 30 idosos, ocorreu na Academia da Saúde, em frente a Unidade Básica de Saúde Tenente Salustiano, antigo Sesp. Durante o evento os idosos participaram de uma roda de conversa, onde debateram sobre casos de violência contra a pessoa idosa e também sobre como promover a autoconfiança e uma melhor a autoimagem que garantam à socialização do idoso.

Em atividade coletiva, os idosos, acompanhados pela fisioterapeuta, realizaram exercícios físicos. As celebrações do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa encerram-se com o café da manhã na Praça Ecológica Pedro de Souza Pinheiro, momento de descontração e de troca de experiências entre os idosos.

De acordo a coordenadora da Academia da Saúde, Raimunda Neponuceno, com a ação os idosos puderam conhecer mais sobre os seus direitos, além de compartilhar vivência e experiências que possibilitam uma qualidade de vida melhor dentro da sociedade.

“Tivemos uma participação bastante rica dos idosos que colaboraram com as discussões e ficaram atentos a cada momento que foi pensado e dedicado especialmente para eles. A gestão, não apenas na saúde, tem se preocupado com os idosos e a sua importância na sociedade, pois cada vez mais teremos mais idosos e por isso é preciso que eles envelheçam com qualidade de vida”, afirmou Raimunda.