Bloco das Quengas faz a alegria dos foliões em Pedro Afonso

Já é tradicional, a tarde do domingo de carnaval pedroafonsino é de muito brilho, montação e lacração durante o passeio das beldades que faz um arrastão de alegria pelas principais ruas e avenidas da cidade, localizada a 206 km de Palmas. É durante o Bloco das Quengas, que diversos foliões fantasiados saem pelas ruas levando alegria e descontração aos foliões que acompanham a festa. 

 

Reunindo cerca de 250 “quengas”, o bloco tem se renovado e agregado mais pessoas, que vão além dos homens fantasiados de mulheres. Em seu desfile, realizado no último domingo, o bloco reuniu mulheres, crianças, famílias inteiras, que se fantasiaram de diversos personagens para cair na folia.   “É um espaço de brincadeira, onde todo mundo se diverte e faz uma festa sadia junto com as famílias de Pedro Afonso. Todos os anos mais pessoas participam e se preparam para essa grande festa”, relata o fundador do bloco Edilson Júnior. 

 

O percurso que saiu da Praça Coronel Lysias Rodrigues até a Avenida Pedro Mariano dos Santos, retornando à praça, onde a estrutura do carnaval estava montada, contou com diversos desafios, que incluíram concurso de dança, alegrando ainda mais os foliões. 

 

A dona de casa, Carliane Lopes afirma que sempre acompanha o percurso e que se diverte muito com o desfile. “A gente se surpreende com as produções. “Todos os dias encontramos as pessoas na rua, mas aqui é uma situação totalmente diferente, todos estão montados para se divertir e levar alegria a quem vem apreciar”, afirmou. 

 

Ao participar pela primeira vez, a jovem Caroline Diniz descreve o bloco como um espaço dedicado ao público jovem. “Tem poucos espaços para os jovens em Pedro Afonso, no que se diz respeito a diversão e o Bloco das Quengas, consegue, pelo menos uma vez por ano, realizar um evento extremamente juvenil de uma forma respeitosa e prazerosa”, relata a jovem natural do interior de São Paulo. 

 

Já o estudante Emerson Hugo Júnior, que sempre se fantasia para participar da festa, relata que é o desfile é um dos momentos mais aguardados do carnaval de Pedro Afonso. “Todo mundo se reúne para ver as quengas passar, as pessoas ficam esperando na porta de casa é uma coisa bonita, pois entram na brincadeira, sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação. A alegria é a regra no bloco”, destacou.