Barreira sanitária completa 10 dias de ações com saldo positivo

Implantada no dia 1° de junho, por meio do decreto 127/2020, que a barreira sanitária de fiscalização de Pedro Afonso tem sido uma das principais medidas de controle contra o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus.

Contando com uma equipe de fiscalização composto profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, servidores da gestão municipal, com apoio do Ministério Público Estadual, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e  Tiro de Guerra 11-004, a barreira já abordou em 10 dias de atuação mais de 8 mil veículos, com orientações sobre o contágio por Covid-19, além da aferição de temperatura e coleta de dados de passageiros, motoristas e motociclistas.

De acordo com o médico veterinário, gerente em Saúde de Pedro Afonso Pedro Palhares, a barreira sanitária tem por objetivo, neste momento, a abordagem de todos os veículos que passam pelo ponto de bloqueio. “Os profissionais verificam possíveis sintomas da Covid-19, através de questionário básico e aferição de temperatura. Sendo assim no somatório de todas as medidas em desenvolvimento no município, a Secretária Municipal de Saúde trabalha ativamente na prevenção evitando assim a possível disseminação do coronavírus na cidade e reduzindo a probabilidade de novos casos", esclarece.

Combate ao crime

A eficácia da barreira tem ocorrido muito além do controle de sanitário para Covid-19, sendo também uma inibidora de crimes no município. Durante as abordagens, feitas em parceria com os militares e policiais, já foram apreendidos veículos furtados e drogas. “Nosso trabalho tem isso além do novo coronavírus, pois não vamos impedir que as forças policiais façam o trabalho deles, então em todas as abordagens também são checadas as informações que são achadas pertinentes para manter não apenas o controle de entrada de pessoas, mas também atos criminosos”, completa a secretária Dilvana Peres.