Aulas remotas trazem inovação e criatividade ao ensino em Pedro Afonso

A cidade Pedro Afonso retomou o calendário escolar da rede municipal de ensino na última segunda-feira, 02. Devido à pandemia do Covid-19, as aulas haviam sido suspensas por mais de três meses, mas foram retomadas de forma remota para evitar maiores danos ao processo de aprendizagem e ensino das crianças do município localizado a 206 km de Palmas. 

 

Ao todo, 1700 alunos, nas cinco unidades escolares, voltaram às atividades de forma remota, com a entrega de atividades a serem feitas quinzenalmente em casa, que são acompanhadas, virtualmente, pelos professores e equipe escolar. 

 

Em um momento de repensar os moldes da educação, principalmente para crianças e adolescentes, os gestores escolares, coordenadores e professores têm aproveitado a criatividade e inovação para levar a atenção e o carinho que antes eram garantidos dentro da sala de aula. 

 

Por meio de vídeos com brincadeiras e orientações, disponibilizados por meio do WhatsApp aos pais e responsáveis, as professoras da rede municipal têm inovado na abordagem das disciplinas se adaptando à nova realidade. 

 “Os professores estão sendo convidados a pensar em outros tipos de estratégias e projetos que motivem seus alunos estudarem nesse novo método de ensino. Fazer aulas remotas é um grande desafio para nós educadores, estamos nos adaptando a nesse novo método de ensinar, estaremos dando nosso melhor. Mesmo distante dos alunos estaremos ajudando e auxiliando no que for possível, e torcendo pelo sucesso de cada um”, compartilharam a opinião professoras da Escola Municipal Jandevam, Adriana, Alcinete, Aline, Luana e Waldirene.

 

A nova realidade de ensino, que faz a união entre estudantes, pais e escola, e algo também visto como como transformador. “Em meio à proposta de um novo, houve uma aceitação boa por parte da equipe de professores procurando informações para inovações em suas práticas pedagógicas. Através do bloco de atividade e das vídeoaulas transmitidas via WhatsApp, temos um trabalho em equipe entre o professor e a família, com o intuito de trazer esse estudante para uma nova era pandêmica”, destacou a gestora da Escola Municipal José Combas Alameda, Silvair Leão.  

 

Já para a gestora da Escola Municipal Sousa Aguiar, Jovina Neta, os professores estão empenhados e planejando as atividades com muito carinho para que os alunos possam ter o melhor ensino mesmo que remotamente. “Eles preparam em casa e enviam pelo e-mail para a equipe administrativa imprimir. Na escola foi montado uma escala para o atendimento ao professor por série/ano sem aglomeração nos dias da semana, é o novo onde precisamos nos reinventar. O que me chama muito a atenção são o carinho e a saudade que cada professor faz questão de expressar pelos seus alunos”, completou.

 

Um momento diferente 

 

Para a secretária municipal de Educação, Liliana Cristofari, o retorno às aulas foi um dos momentos mais esperados desde o início da pandemia e, mesmo que ainda de forma remota, já tem surtido resultados positivos. “Primeiramente que há, neste momento, uma união maior entre família e escola, uma divisão de responsabilidades que antes já existia, mas que agora se tornou mais concreta. Em toda a retomada do calendário letivo temos trabalhado essa proximidade, pois compreendemos que apenas com união podemos superar essa fase”, declarou.