Audiência Pública discute combate ao mosquito Aedes aegypti em Pedro Afonso

Cerca de 250 pedroafonsinos estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 21, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, durante a 1ª Audiência Pública de Vigilância em Saúde com Ênfase em Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O encontro teve por objetivo discutir com a população estratégias que possam contribuir para a melhoria das ações de combate e controle ao vetor transmissor dessas doenças, o Aedes aegypti.

De acordo o secretário José Martins o intuito da audiência foi unir as propostas da comunidade com as ações executadas pela Secretaria da Saúde para combater o mosquito da dengue. “É uma forma de ouvir todos os atores envolvidos, pois queremos construir um espaço de inclusão e diálogo com grupos populacionais, para discutirmos e planejarmos ações efetivas para uma cidade mais limpa e uma sociedade mais saudável, com redução da incidência de casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus”, afirma José Martins.

Durante o encontro, os cidadãos pedroafonsinos ouviram palestras dos Agentes de Controle de Epidemias, Raimundo Brito e Gislayson Lacerda. Também puderam conhecer as orientações e normas do Código de Obras e Posturas do Município, explanadas pelo fiscal de posturas Jonathan Mendes. Além dos trabalhos executados pelo Conselho Municipal de Saúde, durante palestra ministrada pelo conselheiro Mauro Carvalho.

No evento, em um espaço destinado a ouvir as demandas da comunidade, o secretário José Martins, juntamente com o vice-prefeito, José de Ribamar Coelho, a diretora de Vigilância em Saúde, Daniela Rodrigues, e o fiscal de posturas Jonathan Mendes, ouviram e responderam as sugestões da comunidade. Entre os temas abordados estavam os cuidado com a limpeza de lotes e terrenos, o descarte de águas residuais, além de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Os pedroafonsinos também puderam sugerir ações, através do questionário entregue pela secretaria. As sugestões, idéias e propostas apresentadas durante a audiência serão analisadas e farão parte do plano de ação da secretaria para os próximos anos.

Todos unidos contra o mosquito

Representando o prefeito Jairo Mariano, que cumpre agenda institucional em Brasília, o vice-prefeito José de Ribamar Coelho ressaltou o empenho da gestão em buscar um diálogo e ações mais efetivas junto à comunidade. “Temos trabalhado com parcerias com todos os setores, pois vemos que podemos construir uma cidade melhor, mais digna e com maior qualidade de vida se estivermos caminhando junto com a população. Hoje aqui ficou claro que juntos podemos garantir uma Pedro Afonso melhor e livre do Mosquito da Dengue”, concluiu Coelho.

Para a estudante do curso técnico de enfermagem, Geane Costa da Silva, o momento foi de aprendizado. “Essa participação da comunidade é algo importante, pois tivemos muitas sugestões boas que podem auxiliar a secretaria no combate ao mosquito e na melhoria da saúde”, afirma. Ainda de acordo com a estudante de 22 anos, a audiência foi à oportunidade de conhecer outros serviços oferecidos pela prefeitura. “Eu mesmo não sabia do fiscal de código de posturas, agora quando vê uma área de forma irregular ou algum cidadão que esteja fazendo algo que possa prejudicar nossa saúde eu já tenho a quem recorrer”, completou.

Já a aposentada Raimunda Lima, 68 anos, revela que pela primeira vez a comunidade estava reunida para buscar soluções contra a dengue. “Todos estamos aqui com um único pensamento, o de nos unirmos contra o mosquito e impedir que mais pessoas fiquem doentes em nosso município”.