Atletas pedroafonsinos são destaque em competição nacional

Com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso e da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte cinco alunos/atletas de Pedro Afonso, que treinam no projeto do professor Max Augusto, participaram, no último final de semana, do Troféu Centro-Oeste Caixa Interclubes de Atletismo Sub-16 e Sub-23.

No evento, realizado no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá, estado de Mato Grosso, os pedroafonsinos mostram mais uma vez a vocação para o esporte e conquistaram excelentes resultados: Dionísio Neto ficou em 1º lugar no lançamento do dardo (47,69 metros) e em 3º lugar no salto em distância (5,64 metros); Moisés dos Santos Brito foi o 1º colocado no salto em altura (1,71 metros) e Daniel Sousa conseguiu o bronze nos 3.000 metros com obstáculos. Joander Nunes e Kawã Nunes não conseguiram medalhas, mas ficaram em boas colocações.

Essa não é a primeira vez que os atletas, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Cultura e da Prefeitura de Pedro Afonso participam de eventos nacionais.  A parceria firmada com o projeto, tem rendido, ao longo dos anos excelentes resultados e destacado o atletismo pedroafonsino por todo o país.

Apostando nas provas de velocidade, a equipe ganhou por quatro vezes consecutivas à prova dos 100 metros nos Jogos Escolares do Tocantins (Jets). No entanto, foi na prova do salto em altura as maiores conquistas recentes. No ano passado, Moisés dos Santos Brito, saltando 1.76 metros, conquistou o 3º lugar nos Jogos Escolares da Juventude em Natal (RN), a primeira medalha de um tocantinense em provas do atletismo na categoria 12 a 14 anos, no evento considerado a maior competição escolar do Brasil.

Em 2017, a atleta Kamila Soares conseguiu o 2º lugar no Brasileiro Escolar, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar na cidade de Porto Alegre (RS), e no ano seguinte disputou os Jogos Mundiais das Escolas Católicas na Bélgica.

Em destaque ainda a liderança do atleta Moisés Brito no ranking dos estados do Norte e Nordeste e Centro-Oeste, na prova do salto em altura, e a liderança do atleta Dionísio Neto no ranking Norte e Nordeste, no lançamento do dardo.

Ao lembrar da trajetória dos alunos no esporte, o professor Max Augusto agradeceu ao prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, por sempre apoiar o seu projeto oportunizando aos atletas participarem de várias competições. “É muito importante esse apoio ao esporte e Pedro Afonso vem se destacando por isso, por incentivar a participação dos alunos nas competições nacionais, por meio do apoio com alimentação, passagens, hospedagem. É algo que nos enche de orgulho, ver o município incentivando o sonho desses atletas”, conclui Max.