"Ano de 2018 foi positivo e temos muito trabalho para 2019", avalia prefeito Jairo Mariano

À frente da Prefeitura Municipal de Pedro Afonso, Jairo Mariano chega ao sexto ano de administração “colhendo os frutos plantados durante o primeiro mandato”.

Presidindo a Associação Tocantinense dos Municípios, Jairo destaca ainda que, “na contramão da crise que assola o país e, principalmente os municípios, Pedro Afonso vem se destacando no cenário estadual”. Confira na integra a entrevista com a avaliação de 2018 e expectativas da gestão para 2019 e os próximos anos.

Como avalia 2018 no que tange investimentos na qualidade de vida da população?

Foi um ano muito produtivo. Tivemos oportunidade de realizar várias obras que a comunidade pedia há muitos anos. Balanço altamente produtivo e esperamos, ainda, a conclusão de algumas obras que se iniciaram neste ano. Estamos muito satisfeitos com 2018.

Houve alguma grande dificuldade enfrentada este ano pela gestão pública?

A demora no processo de obtenção de recursos federais fez com que as requisições feitas na primeira gestão estejam chegando agora então, por incrível que pareça, os maiores resultados estão surtindo efeito agora. Apesar da crise financeira que vive o país e, principalmente, os municípios, nós consideramos que o salto é positivo.

Qual área teve a maior atenção da gestão e por quais motivos?

Pedro Afonso sempre teve problemas com alagamentos, além da falta de calçamentos. Concentramos esforços nessa linha. Continuamos fazendo galerias de água, apesar do período chuvoso. Também fizemos asfalto em praticamente toda a parte mais velha da cidade. Nos dois anos que nos restam, queremos asfaltar o setor Portelinha e Aeroporto II.

Teve alguma ação que gostaria de ter feito e não foi realizado?

A demora no repasse financeiro por parte do Governo Federal na construção da creche não permitiu que realizássemos a inauguração da obra este ano. Acreditamos que em 2019 possamos realizar o sonho de atender as crianças de nossa comunidade, liberando os pais para trabalharem dando vasão à essa demanda.

A Agenda Positiva paralisada em 2018 será retomada no próximo ano?

A ação foi prejudicada em 2018 pela falta de recursos e ainda não definimos se iremos retomar em 2019. Tivemos que desacelerar as ações descentralizadas da prefeitura, mas estamos com todos os esforços para voltar com atividades por todo o município.

A Prefeitura conseguiu fechar o ano com as contas em dia?

De outubro pra cá fizemos esforços para nos adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal, então fizemos uma série de cortes em despesas e gastos. Acredito, sim, que vamos conseguir atender a essa meta.

Como foi o processo de elaboração do Planejamento Estratégico com o TCE?

O PE é uma ferramenta de organização interna das ações da Prefeitura. Fizemos levantamentos para poder adequar o direcionamento estratégico que queremos para Pedro Afonso pros próximos quatro anos. O Planejamento abrangerá o final do nosso mandato e contemplará os dois primeiros anos da próxima gestão. Ele é fundamental no serviço público, tende a melhorar a qualidade do gasto público e, influencia diretamente na organização do trabalho que a Prefeitura executa hoje em dia.

Que obras serão entregues no primeiro semestre de 2019?

Queremos entregar o estádio Ricardão que está com 90% da obra concluída, bem como a creche do Setor Aeroporto, que abrigará 360 crianças.

Quais as principais metas para 2019?

Continuar fazendo de Pedro Afonso destaque no Estado. A cidade está bem-conceituada e nossa administração é referência em todo o Tocantins. Hoje, trabalhar com a administração pública é muito difícil e cansativo, mas estamos sempre assegurando os recursos federais, que é o que garante obras nos rincões do município. No que diz respeito ao agronegócio, Pedro Afonso vem sendo vanguarda e a atuação da administração pública nessa linha também começa a ser exposta para todo o Estado.

O que a podemos esperar para os dois últimos anos de seu mandato?

Muito trabalho. Sabemos que há oposição em alguns momentos, mas temos que seguir firme nos objetivos que nos propomos fazer, não só na administração pública, como nas nossas vidas e sociedade. Essa é minha determinação: seguir de cabeça erguida, deixando claro que nosso esforço sempre será fortalecido pelos resultados que observados no passado. Que a comunidade continue nos dando credibilidade, que daremos o máximo de nós em favor de Pedro Afonso como um todo.

Jornal Centro-Norte Notícias