Alunos da rede municipal realizam avaliações do Sarepa esta semana

Será iniciada na próxima quinta-feira, 14 de setembro, a aplicação da primeira fase do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Pedro Afonso (Sarepa). Cerca de 1149 alunos devem passar pela avaliação em todas as unidades escolares municipais que ofertam o ensino de 1º ao 5º ano.

Criado para avaliar o nível de conhecimento dos estudantes e a absorção dos conteúdos aplicados em sala de aula, nas áreas de língua portuguesa e matemática, as avaliações são compostas por 30 questões e se baseiam nas diretrizes curriculares vigentes para o ensino fundamental em todo o país.

Segundo a secretária de educação Liliana Cristofari a avaliação, já tradicional no município, vem auxiliando a administração no planejamento e na melhoria do ensino ofertado aos pedroafonsinos. “É uma forma de monitorar, estipular planos de ações e metas para que a Secretaria de Educação, em parceria com as escolas e suas respectivas equipes, possam melhorar seus projetos e práticas pedagógicas, garantindo assim um ensino de qualidade e que atenda às necessidades de nossos alunos e contribua para seu desenvolvimento educacional”, afirmou Liliana.

Além de ser utilizado para monitorar a qualidade do ensino dentro do município, o exame é uma das ferramentas usadas pela gestão educacional para incentivar os estudantes para avaliações externas, como as turmas do 5º ano, que farão, agora em 2017, a Provinha Brasil, que avalia a alfabetização infantil em todo o país.

Os resultados das avaliações serão divulgados após a conclusão da segunda etapa da avaliação, que está prevista para ocorrer em novembro. Alunos e professores com melhores índices de desempenho na avaliação receberão reconhecimento da Secretaria Municipal de Educação, como forma de estimular boas práticas pedagogias e o fortalecimento da aprendizagem dos alunos.