Agentes ambientais vão conscientizar visitantes na Praia Sono

Instrutores do Projeto Praia Consciente promoveram na manhã desta sexta-feira, 3, treinamento com os agentes ambientais que trabalharam na Temporada 2015 da Praia Sono, em Pedro Afonso. Os agentes ambientais atuarão junto aos visitantes e moradores levando informações sobre preservação ambiental.   Além de Pedro Afonso, o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado está sendo realizado em outros três destinos turísticos tocantinenses:  Araguacema, Araguatins e Tocantinópolis. Depois desse período inicial, a expectativa é que a iniciativa seja levada os outros municípios procurados  por turistas neste período do ano.   Os agentes ambientais percorrerão diariamente os locais com maior presença de visitantes e moradores.  Com o auxílio de material impresso, eles conscientizarão os frequentadores sobre a importância de ações que colaborem com a conservação a conservação do ecossistema, como por exemplo colocar o lixo e outros materiais em locais adequados. As atividades serão supervisionadas por dois instrutores, das secretarias estaduais ligadas ao projeto. Os agentes ambientais que participam do projeto passaram por processo  seletivo, foram treinados e receberão remuneração.   Segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Amitai Silva Lima Júnior, a iniciativa tem extrema relevância porque divulga informações sobre conservação ambiental diretamente a moradores e visitantes. “ Estamos plantando uma semente, para colhermos no futuro. Nossa meta é que com o passar dos anos, as pessoas que agora estão sendo conscientizadas, passem a atuar como divulgadores desses conceitos”, explicou.   De acordo com o consultor de empresas, Valdemiro Froehlich, que integra o projeto como agente ambiental, sua maior preocupação é despertar os moradores e visitantes para ajudar a manter a natureza preservada para as gerações futuras. “Evitando assim que seja feito aqui no Tocantins, o que já aconteceu em outros estados do país”, dissse.   O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh),  Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Tocantins (Sedetur), Secretaria da Educação (Seduc), Naturatins e Polícia Militar. Também estavam presentes na capacitação, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Rosângela de Oliveira, e a técnica em Educação da Seduc, Lucinara Monteiro.