Adrenalina e contato com a natureza marcam de 1º Pedal em Ação em Pedro Afonso

A cidade de Pedro Afonso sediou neste domingo, 04, o 1º Pedal em Ação. Organizado pela Pedal Bikers em parceria com o Executivo municipal, o evento reuniu 275 ciclistas de diversas cidades tocantinenses, além de municípios do estado do Pará e Maranhão.

Considerado o maior evento de cicloturismo, em número de ciclistas, já realizado no estado do Tocantins, o 1º Pedal em Ação foi marcado por muita adrenalina e emoção. Nem mesmo a chuva, que banhou todo o percurso, desanimou os ciclistas que saíram da Praça Coronel Lysias Rodrigues às 7h da manhã. Durante o percurso, que percorreu as principais ruas de Pedro Afonso, seguindo pela TO 010 até uma estrada vicinal onde foi realizada a maior parte do trajeto, os ciclistas tiveram a oportunidade de conhecer algumas das belezas naturais do município e privilegiar o encanto da natureza.

Ao todo cerca de 3h foram necessárias para que o percurso de 60km fosse concluído pelos amantes do pedal. A paraense Enilda Torres Aguiar, 37 anos, que visitou a cidade pela primeira vez, ficou encantada com o percurso e principalmente pela Modesto e Rosária Sales. “Eu amei conhecer Pedro Afonso é uma cidade muito linda e organizada. O evento foi maravilhoso, com certeza voltarei para participar das próximas edições”, destacou a costureira.

Praticante de pedal desde 2015, o fisioterapeuta cearense, residente no Maranhão, Ricardo Magalhães, 53 anos, afirma que conhecer a cidade de Pedro Afonso, por meio da bike, foi uma experiência encantadora. “Sempre que tem eventos de cicloturismo eu estou acompanhando e conhecer Pedro Afonso foi algo muito especial A cidade é muito bonita e ter muitas pessoas unidas, pedalando junto, é algo excelente”, ressaltou o paraense.

Já conhecendo parte dos roteiros ecosustentáveis de Pedro Afonso, a pedagoga Raimunda Fernandes da Cruz, de Guaraí, destacou o percurso realizado pelos ciclistas.  “O percurso foi perfeito, a lama e a chuva ajudaram na adrenalina e tornou o evento algo muito emocionante”, afirmou.

Saldo Positivo

O evento, que teve o objetivo de disseminar a prática do pedal no estado do Tocantins, reuniu, além dos 275, equipes e famílias inteiras que vieram para acompanhar o trajeto.

De acordo a ciclista Isabela Cristina, representante da Pedal Bikers, organizadora do evento, com a realização do primeiro Pedal em Ação, Pedro Afonso se destaca como uma das principais cidades do cicloturismo e na prática de esportes ecosustentáveis.  “O evento superou todas as expectativas e surpreendeu a todos. Já é considerado o maior evento de cicloturismo do Estado, hoje Pedro Afonso torna-se um ponto de referência em esporte ecosustentável do Estado”, destacou.

Ainda segundo Isabela, o sucesso do 1º Pedal em Ação foi devido ao comprometimento da equipe organizadora, da gestão municipal e dos apoiadores. “Tivemos muito comprometimento, respeito, companheirismo e principalmente amizade e dedicação para o brilhante evento”, completa.

Já o prefeito Jairo Mariano, que participa da realização do evento junto com o grupo Pedal Bikers, afirmou que está honrado em receber tantos ciclistas no município e apoiar ações voltadas ao esporte e turismo sustentáveis. “Nossa cidade tem se voltado a essas demandas de unir qualidade de vida e sustentabilidade. Receber durante esse evento mais de 260 ciclistas é algo que nos deixa motivados a continuar nesse caminho e incentivar ações como essas voltadas ao esportes e ecoturismo”, relatou Jairo Mariano.

Realização e apoio

O 1º Pedal em Ação é uma realização da Pedal Bikers em parceria com a Prefeitura de Pedro Afonso e contou com o apoio da Coapa, Dona Bella e Hotel Entre Rios. Tendo ainda como loja oficial do evento o Auto Bicicletão.