Adolescentes do Nuca conhecem história do Tocantins em tour pela capital

Adolescentes e jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca) de Pedro Afonso desembarcaram esta semana em uma viagem de conhecimento e cultura na capital Palmas, para conhecer a história do Estado do Tocantins, o mais novo estado da federação brasileira.

Ao todo 112 crianças participaram da viagem que visitou os pontos turísticos da capital conhecida por ser a última cidade planejada do século XX. Durante a viagem,  os jovens conheceram  monumentos histórico como Palacinho, Palácio da Araguaia, Parque Cesamar, Memorial Coluna Prestes, Praça dos Girassóis, e se divertiram em um  passeio pelo Shopping Capim Dourado, com direito a sessão de cinema.

O mobilizador de adolescentes, Matheus Souza afirmou que a experiência foi de grande contribuição para o conhecimento dos adolescentes. “Essa foi a nossa primeira viagem de muitas que virão. Foi uma viagem cultural e divertida, pois tivemos a oportunidade de conhecer mais detalhes da criação do estado de Tocantins o que contribui para o aprendizado das nossas crianças”, frisa.

Já a articuladora do Selo Unicef Patrícia Gome revelou que o objetivo da viagem foi proporcionar aos adolescentes um momento cultural onde eles puderam conhecer a historia do Tocantins. “No Memorial Coluna Prestes eles participaram de uma apresentação onde foi apresentado a eles a historia do Tocantins foram mostrados evidencias documentos da criação do nosso Estado. Conheceram também o Palácio Araguaia, como funciona e toda sua história. Muitos de nossos adolescentes não conheciam a nossa capital, não conheciam a historia do nosso Estado e a grande maioria nunca tinha entrado no cinema e nós tivemos o prazer de proporcionar esta alegria e este momento cultural a eles”, completou Patrícia.