Ações de prevenção ao suicídio marcam Setembro Amarelo

Servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Trabalho e Assistência Social de Pedro Afonso, membros da comunidade, jovens e adolescentes participaram na tarde desta quinta-feira, 26, da Caminhada Setembro Amarelo.

A ação, que percorreu algumas das principais ruas e avenidas de Pedro Afonso, chamou atenção da comunidade para o suicídio, assunto ainda considerado tabu no meio social.

Cerca de 100 pessoas participaram da mobilização que levou a mensagem de preservação da vida também por meio de palestra educativa, com o tema “Suicídio: Saber, agir e prevenir”, ministrada pelo delegado de Polícia Civil Wlademir Costa Mota Oliveira, no Teatro Público Municipal Professora Adriana Correia Campos.

Durante a palestra, Wlademir apresentou aos participantes o conceito de suicídio ao longo do tempo e formas de identificar pessoas com possíveis pensamentos suicidas.

De acordo a estudante e membro do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), Kallynda Sena, a palestra foi um momento de absorver bastante conhecimento sobre os casos de suicídio, principalmente para os jovens. “Eu como adolescente tenho, vários amigos que passam por isso, tenho amigos que já tentaram o suicídio, já presenciei casos em que a pessoa se auto mutilou e tentou se matar. Vivemos em uma geração onde todos amam e se importa, mas tem medo dizer e demonstrar o que sentem. Nós devemos ser pessoas para quebrar o famoso tabu sobre não falar sobre esse ou qualquer tipo de assunto, pois é conversando que podemos chegar a algum lugar”, destacou a jovem.

Para o secretário de Saúde, Daniel Rigoli é mais que necessário levar essas informações às pessoas. “A gente deve tratar isso todos os dias. Aqui no município temos atendimento psicológico e poucas pessoas conhecem o serviço ou procuram. É preciso que se acabe com o medo que tem de falar sobre algo que nos atinge todos os dias e que toda a comunidade comece a apoiar as causas ligadas a saúde mental e também, neste caso, a prevenção de suicídio”, declarou Daniel.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que tem como foco a prevenção ao suicídio e busca alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como suas formas de prevenção. Além da palestra e caminhada, foram realizadas ações nas escolas municipais, Apae e nas Unidades Básicas de Saúde.