Ações celebram Agosto Dourado

       O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado”, por representa a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

        Para celebrar a data, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, durante todo o mês de agosto, diversas ações com foco na promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento materno. Com o tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro! ”,  a programação do Agosto Dourado contou com atendimentos domiciliares, orientações nas unidades de saúde e também momento de confraternização com gestantes e puérperas, realizado na Academia da Saúde.

        O evento, realizado no dia 29 de agosto, reuniu diversas gestantes e puérperas, que acompanharam palestra sobre a saúde bucal do bebê e também sobre a importância da amamentação para a formação das barreiras biológicas do bebê e para o seu desenvolvimento.  

Segundo o secretário de saúde, Daniel Rigoli a realização da semana do aleitamento busca, principalmente, promover a sensibilização da sociedade quanto a importância da amamentação. “O foco é garantir a adesão e compromisso das gestantes e puérperas a esse ato que salva vidas, reduz o adoecimento, a mortalidade e desnutrição infantil, além de ainda contribuir com a economia da família”, frisa Daniel.

Ao abordar importância da amamentação a pediatra Caroline Lopes Wanderlei destacou a importância da amamentação para crianças e também os benefícios deste ato para a mãe além a desnutrição infantil.  “Ela é uma fonte de todas as vitaminas e minerais, que garante a segurança alimentar dos lactentes. A amamentação é uma maneira de fortalecer o vínculo mãe e filho e promover maior qualidade de vida para a criança e menor índice de adoecimentos.

 Semana do Aleitamento Materno

 Realizada todos os anos de 1º a 7 de agosto, a 27ª edição da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), foi criada pela “World Alliance for Breastfeeding Action” (WABA) com o objetivo de promover ações de apoio e proteção da prática da amamentação.

  Para o ano de 2019, a semana teve como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro!” dando destaque para a importância do amparo de toda a rede de apoio, família, amigos, profissionais de saúde, empresários, além aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando.