"Abraço Rosa" mobiliza mulheres e trata sobre saúde e bem-estar feminino

Executar ações que garantam o empoderamento feminino é uma das ferramentas para melhorar a autoestima das mulheres e impulsionar os cuidados com a saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de Pedro Afonso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) realizou na noite desta quinta-feira, 24, o “Abraço Rosa”, evento que reuniu cerca 140 mulheres pedroafonsinas.

Realizado no auditório da Coapa, a ação contou com palestras voltadas à saúde e bem-estar das mulheres e também sobre empoderamento feminino. A enfermeira Mirian Fabiana, representante da Secretaria Municipal de Saúde destacou que a união entre as mulheres e a prevenção é o melhor remédio contra novos casos de câncer em mulheres. “Hoje temos aqui dezenas de mulheres que vieram nesta noite para falar de coisas que estão no seu dia a dia e muitas vezes tem vergonha, mas que é necessário falar, pois a saúde da mulher é importante e cuidar disso começa com informação e prevenção”, afirmou a enfermeira.

A recepcionista Ana Maria da Silva Paulino parabenizou a Prefeitura de Pedro Afonso e a cooperativa pedroafonsina pela ação. “Foram passadas muitas orientações importantes, muitas coisas que sabemos, mas não usamos no nosso dia a dia para melhorar a nossa saúde”, destacou. Já a dona de casa, Magali Oliveira,  revela que mais momentos como esse devem ser realizados.  “Esses momentos, não apenas por ser o outubro rosa, deveria ser constantes, pois aprendemos bastante. Eu mesmo não sabia de várias coisas que foram faladas aqui hoje”, completou.

A agente de desenvolvimento humano da Coapa, Maria Silvana Ramos, frisa que ficou impressionada com a recepção das mulheres para esse evento. “A gente tinha uma expectativa e ela foi superada de forma impressionante. Isso mostra que é necessário criar espaços de diálogos entre as mulheres e para as mulheres”, destacou Silvana ao destacar a importância da parceria com o município.